sábado, 3 de março de 2012

Hot Life

Nem só de saladas vivemos !




Nem mesmo se quisermos fazer regime ou viver de forma saudável . 
Pelo menos pra mim, é necessário incrementar a rotina !


Recentemente , também inseri em minha vida um ingrediente bem interessante , que geralmente as pessoas adoram , ou nem comem: Pimentas !


Eu tenho dores de cabeças, enxaquecas , e as pimentas são indicadas pelo seu ingrediente capsaicina, o componente ativo da pimenta. Acredita-se que ele alivia  a dor por consumir a substância P, um neurotransmissor que ajuda a transmitir impulsos de dor.


Médicos também informam que a substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. Entre outros benefícios, a pimenta impede a coagulação do sangue e, portanto, evita tromboses. A pimenta contém vitamina E e seis vezes mais vitamina C que a laranja.


Enfim, parece que faz mais bem do que mal, segundo a ciência e a medicina.


Usei algumas vezes com o intuito de minimizar as crises de enxaqueca...achava que funcionava ,mas não tinha certeza.


Depois abandonei a ideia, por não querer sentir aqueles calores , aquele desconforto de ficar suando.


Recentemente voltei a ingerir vários tipos de pimenta  por indução do meu amor, que as adora.  Ele usa a pimenta do reino para cozinhar . Sempre ! E então passei a fazê-lo tbm.  Essa pimenta tem uma função bem própria de realçar o sabor dos alimentos , e quase não arde, se usada com parcimônia.


Também para dar sabor extra  a culinária, adoro usar  a pimenta rosa, que na verdade é semente de aroeira. Tem pouquíssima ardência e um ótimo sabor perfumado de flores.
Fica excelente com carnes, frangos, peixes e doces, dando a esse último, um toque exótico.


Um bom mix de pimentas faz a diferença e complementa bem os sabores de um prato requintado.


Faço uma geleia de pimentões vermelhos assados, com pimenta dedo de moça e açúcar, fica muito boa ! Mas essa semana acrescentei pimenta rosa, e ficou ainda mais saborosa...um show !


Essa geleia, eu resolvi fazer uma vez, arriscando os ingredientes. As geleias de pimenta que eu encontro para comprar geralmente são com outras frutas como base, tais como abacaxi ou maçã.  E eu queria o sabor mais próximo da pimenta , além da ardência. Então utilizei os pimentões. Funcionou !


Costumamos comer com queijos brie e camembert e tomar um vinho... cai como uma luva !!


Esse universo também é imenso e eu comecei a conhecê-lo a pouco . O que posso garantir é que vale  à pena ser uma iniciada  e ter o prazer dessas aliadas do sabor !






Um abraço apimentado !

Ale Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário