sexta-feira, 16 de março de 2012

Bafo de urso



Eu não sabia comer peixe cru e nem comida japonesa de um modo geral.





Passei a apreciar ha pouco tempo. Fui experimentando aos poucos, e acrescentando gengibre, shoyo e os sabores foram ficando mais compatíveis com meu paladar ocidental.




Hoje adoro comer salmão com bastante gengibre, pouco wasabi e mergulho no molho shoyo ou  molho de guioza.


Passei a então a arriscar mais... sushis com aquelas algas em volta eram assuntadores, porque achava que teriam sabor mais forte... mas  não tem.
Se as algas nori forem fresquinhas, ficam suaves e não tem sabor forte algum. 


Mais um passo dado  e várias oportunidades de sabores surgiram. Niguiri, sushis diversos, e sashimi de salmão... ja era um universo. Alem das comidas quentes , grelhadas e fritas que eu ja apreciava. Tempurá bem feito é uma delicia....


Um dia, num rodizio, resolvi provar outros peixes. E então comi o peixe branco, era agulhão e estava ótimo. Tão suave quanto o salmão e o atum. Esse ultimo eu não gostei, achei realmente forte, com paladar mais acentuado.


De qualquer forma minhas oportunidades aumentaram demais e eu fiquei meio viciada nessa comida tão fresca, cheia  de explosões de sabores  quando se leva á boca. Pelo menos uma vez por semana, preciso comer sashimi e sushi ...sinto falta, não é incrível ?




Ainda não comi tomando  com um belo saquê , mas deve ficar ainda melhor....adoro saquê !






A história do bafo de urso é porque sempre que vou comer sashimi de salmão, minha mãe fala : "Credo, vai comer aquela coisa comida de urso, que dá bafo de peixe...!!!",  fazendo uma referência aos ursos do Alaska que se esbaldam de comer salmão na desova, rio acima.
Eles comem tanto que até engordam e devem mesmo ficar com muuuito bafo de peixe...rsrs...




Será  que isso me fez engordar? Ops....rs...


Não me sinto com um urso do Alaska, mas eles tem bom gosto . Quem nunca provou, deve se arriscar e tentar mais de uma vez, até se acostumar e se apaixonar pelos paladares orientais...


Meu proximo passo - fazer em casa. Depois eu conto pra vocês !
Precisa de muita técnica pra isso e dizem que as mulheres tem menos chance de fazer bons sushis, por terem a temperatura corporal mais alta. A mão deve ser fria para moldá-los . 


Verei o que consigo fazer, de qualquer modo, não abandonarei os divinos peixinhos crus.






Bom Apetite !!!




Ale Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário