sábado, 3 de março de 2012

Azeites

Mais um excelente aliado para nossa saúde e nosso paladar , são os azeites de oliva.


Hoje existe uma variedade enorme,  vinda de todas as partes do mundo. Gregos, Italianos, Espanhóis. 95% da produção da excelência em azeites está na região mediterrânea.



O azeite de oliva possui várias substancias benéficas à saúde. Ele pode reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada. O fator importante é que essa gordura não se transforma em colesterol.
Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC, uma vez que o consumo regular do azeite de oliva reduz a formação de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
Outro fator importante para a saúde é que o azeite de oliva previne oxidações biológicas porque é rico em poliferóis, que reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer por exemplo.
Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo tem vida mais saudável com baixo índice de infarto e câncer, por esses povos serem os maiores consumidores do azeite de oliva, e outras substâncias de uma dieta saudável, como peixe e verduras.


Garrafas de azeite.
Curiosidade: São necessárias de 1300 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite.
Ao consumir o produto, é aconselhável que se verifique sua acidez, quanto menor, melhor.
(fonte de consulta - Wikipédia)

Para melhor aproveitarmos, podemos saborizar os nossos azeites caseiramente, deixado-os do nosso jeito.
O truque é seguinte : coloque numa panela para aquecer o azeite e a erva que preferir, ou um mix delas, e deixe por 15 minutos , a 60 º .
A mistura não deve ferver , e tem mesmo que ter a temperatura controlada por um termômetro culinário, para não passar do ponto correto.

Depois você pode colocar em vidros diferentes e ter uma coleção de azeites com sabores para adicionar às suas super saladas, ou carnes, panquecas, legumes cozidos , ou onde você preferir.

Sugestões :
Alecrim
Manjericão
Raspas de Limão siciliano
Alho Assado sem casca


Alho assado, limão siciliano, manjericão e alecrim, na sequência.


Fiz todos esses e ficaram ótimos !!

Aproveitem!

Ale Rossi

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fiz um curso de AZEITES ontem e descobri que varias dessas informações estão incorretas.
    A temperatura de aquecimento máximo para que não se percam as propriedades do azeite é de 40, 45º.
    As ervas utilizadas liberam água, o que faz com que a mistura se torne perigosa para a proliferação de fungos. Eu mesma pude comprovar isso com os que fiz em casa, depois de alguns dias.
    Podemos fazer caseiramente, mas deve ser consumido rapidamente, em até 2 dias e o armazenado deve ser em local fresco, sem umidade e em recipiente escuro, protegido da luz solar.
    Farei um novo texto com mais detalhes. Acompanhem !

    ALE ROSSI

    ResponderExcluir