domingo, 27 de maio de 2012

Molhos e influências



Quem não gosta de molhos?  Eu adoro.... 


Comida seca pra mim não rola.


Gosto de arroz com o molho do frango, com o molho do strogonoff ou do filé à parmegiana... Nem ligo pra carne...


Quando comecei a cozinhar, as primeiras coisas que aprendi, foram os molhos brancos. Eu fazia a base com manteiga e farinha de trigo, deixava cozinhar essa mistura um pouco e depois acrescentava leite. A partir daí, brincava com as opções.


Tenho uma tia queridíssima, a tia Marília, que amo demais e que me influenciou muito na culinária.
Ela cozinha divinamente bem e faz o melhor molho quatro queijos do mundo... Tentei copiar algumas vezes, partindo desse molho branco e acrescentando queijos: gorgonzola, parmesão, catupiry e mussarela ralada... Fica bom, mas nem sei se é assim que ela faz...





Aliás, muito da minha comida se parece com a dela. Aprendi a usar creme de leite fresco com ela , além de filé mignon assado com manteiga, bolo de camadas com mashmallow e muitas outras coisas boas.
Fiz algumas vezes e deu certo... Que saudade, tia querida !


Eu era novinha mesmo quando tive a oportunidade de conviver com ela e aprender essas delícias, mas não me esqueço!


Molho de tomates, aprendi com minha avózinha Tica... Que não está mais viva... Ela fazia com tomates pelados e cozinhava-os por horas... Até ficarem no ponto certo. E servia com um nhocão de mussarela... Não tinha nada igual... Esse eu não sei fazer.


E nem quero tentar porque tinha que ser ela pra fazer. Mais ninguém...


Eu sempre digo que comida nos remete a momentos, pessoas, sorrisos, e nunca é algo solitário. Pelo menos eu acho que não deveria ser, e tenho muitas lembranças gostosas da minha infância e dos almoços de domingo.


Com o tempo eu aprendi a cozinhar e passei a fazer, na casa da minha mãe, o almoço de domingo.


Um prato muito pedido e também cheio de molho, era o frango ao curry.


Essa influência eu herdei dos meus vizinhos indianos queridos... 


E assim segue-se a tradição de nos reunirmos em torno da comida, para sermos felizes. 


Hoje teve almoço em casa. Meu marido fez risoto piemontes  e hamburguer caseiro, e eu fiz salada e carpaccio. Meus pais e minha irmã vieram degustar.


Foi ótimo, como sempre ! E daqui uns anos, vamos nos lembrar!


Ale Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário