terça-feira, 8 de maio de 2012

Barista



Um sabor que já começa seduzindo  pelo aroma....


Existe uma enorme variedade de grãos e tipos de cafés.
Somos privilegiados por estar numa região onde a qualidade e forma de processamento é conhecida por figurar entre as melhores do mundo.


Os maiores produtores mundiais de café são Brasil, Colômbia, México, Guatemala, Indonésia, Vietnã, Costa do Marfim, Índia, Uganda e Etiópia. O Brasil é líder mundial nas exportações do produto com cerca de 32% do mercado internacional. Em relação ao mercado consumidor, somos o 2° país do mundo, atrás apenas dos EUA.


Isso nos coloca numa excelente posição de vantagem enquanto consumidores, pois temos acesso a incríveis sabores.





Os tipos encontrados são:



PÓ DE CAFÉ - Torrado e moído, dependendo do grau de moagem, esse tipo pode ser utilizado para preparar o café de coador ou o espresso
GRÃOS DE CAFÉ TORRADO - São apenas torrados, mas não moídos. Mais comum para café espresso, esse tipo de produto também está na preferência de consumidores de café coado que não dispensam pó sempre fresco
CAFÉ SOLÚVEL - Os grãos são torrados e moídos, depois seus sólidos solúveis são extraídos e solubilizados, resultando um produto na forma de grânulos ou pó
CAFÉ AROMATIZADO - Café com adição de aroma
CAFÉ GOURMET -  Trata-se de uma indicação comercial de que o produto é o melhor dentro de uma determinada marca ou categoria
CAFÉ ORGÂNICO -  Produzido em lavouras sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos
CAFÉ DESCAFEINADO - A cafeína é extraida dos grãos verdes de café, antes deles serem torrados. Para ser chamado de descafeinado, um café tem que ter mais de 97% de sua cafeína retirada.


A mágica acontece quando começamos a experimentar as diferentes combinações e delicias feitas a partir de cafés.


Hoje temos o barista, profissional especializado no preparo do café e responsável por garantir que a bebida chegue com máxima qualidade ao consumidor final. Este expert não somente opera a máquina de expresso, como também cria novas receitas e apresentações da bebida e de drinques e coquetéis à base de café. Um barista qualificado deve conhecer a história e as características de sua matéria-prima, ou seja, saber diferenciar os grãos e entender da origem, do cultivo e da terra.




Assim como um bom restaurante tem um cheff de cuisine, um sommellier para aconselhar os melhores vinhos para harmonização com os pratos, a figura do barista já se faz presente em cafeterias sofisticadas e até em lounges,  patisseries e restaurantes que  queriam agradar a seus clientes com toda forma de consultoria gastronômica.

O café deixou de ser apenas nosso companheiro da manhã e aquele estimulador natural nas horas mais cansadas do dia...


Hoje ele encorpora drinks e receitas  e muitas vezes é o ingrediente principal de uma explosão de sabores.


As receitas e idéias são variadas mas eu aposto nos doces e arrisco alguns molhos para carnes.


Já fiz o tradicional tiramissú, pavê italiano com queijo mascarpone e café, e ficou divino. 


E para uma carne, um filé mignon grelhado, ao ponto, sugiro um molho escuro feito com café forte, um pouco de vinho seco ou vinho do porto, manteiga e se quiser suavizar o sabor, um pouco de creme de leite.


Caldo de carne com cebolas carameladas fazem a base para esse molho.


Arrisquem... Garanto que será um sucesso !!!


Bom apetite !!!


Ale Rossi 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário