segunda-feira, 7 de maio de 2012

Hamburguer caseiro delicioso



Alessandra Blanco é blogueira  (http://colunistas.ig.com.br/comidinhas ) e apresentadora do programa Cozinha Caseira no canal Bem Simples.
Ela  publicou semana passada uma receita sobre hambúrguer caseiro.
Na minha página no facebook comentei que eu a testaria essa receita para comentá-la depois. E assim o fiz.


A receita é ótima. Existem muitas formas de fazer hambúrguer em casa, mas a dela fica muito saborosa, macia e suculenta.


Ale Blanco utiliza fraldinha e eu (e meu marido Cláudio) fizemos com  500 g de coxão mole moído, acrescentando 2 colheres de  manteiga, 1 cebola pequena e 1 dente de alho picados no processador, além de 1 colher de sobremesa de salsinha.




Como já estava com o processador ligado, colocamos a carne e a manteiga lá dentro e obtivemos uma massa bem homogênea.


Em seguida montamos 4 hambúrgueres bem altos, e modelamos com um aro. Ficaram lindos. Embalamos em papel manteiga e armazenamos na geladeira por 30 minutos para firmar.


O sal grosso e a pimenta do reino moídos na hora, são colocados quando o hambúrguer já está na grelha ou chapa, assim o sabor da carne fica ainda melhor e não solta água. 


Para acompanhar fiz um molho de cebolas com shoyo e vinagre balsâmico, um pouco de açúcar mascavo e manteiga para dar um brilho e engrossar um pouco.


Com queijo mussarela derretido, salada de alface e tomate e  um pãozinho .... nós tivemos que abrir uma cerveja de trigo pra acompanhar...


Ah, e um fiozinho de azeite sobre a carne... usei o Picual Borges, e gostei bastante do sabor...




É  importante deixar a carne descansar uns minutos antes de cortar ou servir, isso serve para qualquer tipo de carne, e o tempo de cocção depende do ponto que se quer o hambúrguer.




Nós gostamos mal passado, então fizemos em fogo alto e deixamos dourar rapidamente, virando uma só vez.






Valeu a dica ....


E convenhamos, muito mais saudável que os de supermercado, cheios de conservantes e gorduras trans... 


Bom Apetite !!


Ale Rossi



Nenhum comentário:

Postar um comentário