sábado, 28 de abril de 2012

Curry da minha vida

Quando eu era criança , tinha uns vizinhos indianos.


Eu vivia na casa da  melhor amiga Maria Fernanda.


Seu pai era um querido pesquisador do IEAV que falava um português misturado com inglês e muito sotaque...ele tinha muita devoção e fé aos Deuses da religião Hindu, era um homem bom, praticava medicina homeopática e fazia nosso horóscopo.


Na Índia eles tem uma forte ligação com astrologia e a levam muito a sério. 


Além de ser doutor em física nuclear...pelo que me lembro !!!
Eu achava tudo aquilo o máximo....





Além do misticismo, os Deuses hindus Ganesha, Krishna, Shiva... eu também ouvia sobre as receitas e os temperos e sentia aqueles aromas exóticos...


Eu brincava e corria pela casa, pelo jardim e sentia o perfume das ervas, do  kariapatá (folha de uma arvore que só é encontrada na Índia e os descendentes  plantam no Brasil para obterem o tempero e utilizarem em sua culinária).


Procuro essa erva faz tempo em empórios e até mesmo na internet e não encontro nada similar.... acho que esse é o grande segredo da gastronomia indiana...rssrs..





Os ensopados feitos com peixes , frangos ou legumes sempre levavam curry...o delicioso tempero  característico da India.


O curry é uma mescla de vários condimentos com sabor picante, adocicado e de cor dourada. Os componentes variam de acordo com a região em que é produzido, mas normalmente são compostos com as seguintes especiarias: cardamomo, cravo, canela em rama, cominho, semente de erva-doce, feno-grego, noz-moscada, pimentas preta, vermelha e dedo-de-moça, sementes de papoula, gergelim, tamarindo, coentro em grãos e cúrcuma.


Havia os doces, com leite de coco, algum tipo de castanha, água de rosas e cardamomo, muito característicos nos sabores indianos também.


Eu adorava o gulab jamum e o doce de macarrão fininho, não sei o nome....mas eram muito diferentes dos nossos doces e com cheiro e gosto que mesmo depois de 25 , 30 anos sem comer, ainda me lembro como se tivesse degustado ontem... que saudade !


Peguei uma receita de gulabjam na net, vou testá-la mas acho que deve ser isso mesmo, se quiserem arriscar junto comigo, segue abaixo :


gulab jamon (sobremesa indiana)

http://www.receitaculo.com/receita/10323/

INGREDIENTES

PASSO A PASSO

  1. Para as bolinhas :

    Preparo : Misture todos os ingredientes da massa até ficar homogêneo. Faça pequenas bolinhas e frite em óleo abundante. Seque em papel toalha.

    Para a calda :

    Preparo : Junte todos os ingredientes e leve ao fogo até o ponto de fio fino. Coloque as bolinhas na calda e e aproveite !!!

Em casa,  faço vários pratos com esse molho de curry, uso em frangos em tirinhas, cubos de peixes e até carne de vaca, que na Índia é sagrada e eles não utilizam na  maior parte das cidades.

Faço do meu jeito, seguindo minha intuição e lembrando dos aromas que minha memória registrou quando eu tinha 10 anos de idade.

Bons tempos...

Saudade !!!


Arrisquem nas loucuras da gastronomia indiana e não irão se arrepender...

Bom Apetite !! 


Ale Rossi


Nenhum comentário:

Postar um comentário