terça-feira, 31 de julho de 2012

Sushi e sashimi em casa

Eu já falei sobre comida japa... já quis fazer, mas semana passada tive certeza que definitivamente não é minha praia. Vou explicar  melhor!


Gosto de comer e até passei a reconhecer ainda mais o valor e  porque custa caro.


O trabalho que dá é enorme e tem que ser feito por mãos frias e hábeis.


Meu marido resolveu fazer um jantar japonês para a despedida dos filhos que vieram passar as férias de julho conosco. É a comida predileta deles.


Chamamos uma amiga muito querida, Andréia e nos reunimos  à mesa para desfrutar,  após um dia todo de preparações.


O capricho tem que estar em todos os detalhes. Na escolha e compra do peixe e frutos do mar frescos. No corte de cada vegetal. Na  preparação do arroz.

O corte dos peixes, delicadamente arrumados na bandeja e a decoração dão os detalhes finais à perfeição dos pratos.




Eu acompanhei tudo e até ajudei. Sei como fazer todos os passos, mas digo que não é minha praia pela paciência que exige. 


O corte perfeito, o mise en place com muita antecedência e a calma de um sushiman tornam o sabor dos sushis e sashimis delicados e hormoniosos.




Usamos salmão, atum, polvo, kani kama e camarão rosa.
Os dois primeiros são crus, o polvo cozido por 9 minutos na panela de pressão - dica preciosa do nosso amigo, chef Paco Ortolá - e o camarão cozido por 1 minuto em água fervente.


O tempero do arroz, o Cláudio faz com saquê seco, vinagre de arroz, sal e açúcar, e põe no arroz  japonês cozido ainda quente.




O gengibre também fica imerso num caldo de saquê, vinagre e açúcar.
Esses toques e temperos pessoais é que fazem diferença no sabor, além dos cortes e frescor dos alimentos. 


Resultado do nosso jantar: fantástico!!! 


Foto: Obrigada pelo convite, adorei passar a noite com vcs!!!
Jantar maravilhoso... parabens Ale e Alexandra E. Claudio.
Adooro vcs!!


Eu não tenho essa habilidade, minhas mãos são quentes, meus cortes não são tão perfeitos e minhas especialidades são molhos, temperos fortes e doces !


Mas meu marido faz o melhor jantar japa do mundo!!


Quem quiser arriscar, pode me perguntar que ele dá as dicas por aqui.


Bom apetite !


Ale Rossi




Nenhum comentário:

Postar um comentário