sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Brunello - um vinho especial!



Não sou expert em vinho, mas queria ser. Tenho tomado ótimos, e cada vez mais descubro novos sabores e nuances diferentes.

Nosso amigo italianíssimo nos incentivou a consumir com uma certa frequência, dois rótulos muito especiais, e obviamente italianos : Barolo e Brunello di Montaltino. Neste texto vou falar somente do Brunello.


Feito a partir de uvas sangiovesi, na belíssima região de Siena, na Itália, o Brunello só pode ser chamado assim em algumas safras especiais.
Quando o ano não é bom o suficiente para as uvas se tornarem dignas de se tornarem Brunello , então eles são simplesmente produzidos como Rosso di Montaltino, que aliás, também é um ótimo vinho, porém mais jovem, com um ano de amadurecimento. Ambos  são produzidos na bela região da Toscana pelas cantinas,  assim como são chamadas em italiano, as adegas. 


Depois da colheita na época certa , ainda há todo tratamento propriamente dito. 

Tecnicamente o processo se dá da seguinte maneira: O Brunello di Montalcino deve passar por um período de envelhecimento de pelo menos dois anos em barris de carvalho de qualquer dimensão e pelo menos quatro meses em garrafa.

Não pode ser colocado para consumo antes de 1 de janeiro do ano sucessivo ao término de cinco anos calculados considerando o ano da safra.

O Brunello di Montalcino pode ser qualificado como "Reserva" se colocado para consumo depois de 1 de janeiro do ano sucessivo ao término de seis anos calculados considerando o ano da safra, depois de passar dois anos em barris de carvalho e, pelo menos, seis meses em garrafa. Apenas 6% do vinho em envelhecimento poderá ser mantido em recipientes que não sejam de carvalho.


O vinho DOCG ( Denominação de origem controlada e garantida) Brunello di Montalcino possui as seguintes características:
  • Cor - vermelho rubi intenso tendendo ao grená
  • Aroma - Característico e intenso
  • Sabor - seco, quente, um pouco tânico, robusto, harmônico e persistente
  • Longevidade - pode ser conservado em garrafa por dez anos ou mesmo trinta anos se mantido em condições de ideais. 
  • Teor alcoólico de 12,5.
  • É liberado ao consumo após cinco anos da colheita.
  • O tipo Reserva precisa envelhecer seis anos.

As combinçãoes são sempre permitidas se a sua companhia for boa. Mas as sugestões tradiconais são: carnes vermelhas e selvagens, eventualmente acompanhadas de funghi e trufas. Muito interessante também com queijos, como o pecorino toscano.

Existem muitas cantinas e produtores na região, geralmente pequenos, mas com marca Brunello de Montalcino, todos são aprovados e recomendados, mesmo havendo grande variação de preço nos rótulos e de acordo com as safras. 



Bom , espero der dado boas dicas!  De uma olhada na tabela das safras , escolha o seu Brunello de Montalcino numa boa loja de vinhos e aprecie!!
Com uma boa companhia , sempre !


As garrafas que tomei eram 2006 e estavam maravilhosas. Ainda provarei outras para saber se tem muita diferença. Pela pesquisa que fiz, os anos indicados constam na tabela (wikipédia) abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário