terça-feira, 19 de junho de 2012

Gastronomia - um sonho possível!

Formei-me em Comunicação Social, com ênfase em Relações Públicas. Na época que escolhi essa área eu tinha  18 anos e, a meu ver, foi uma decisão acertada, baseada  nos conhecimentos que eu tinha na época. 

Conhecimentos sobre o mercado, conhecimentos sobre mim mesma e o que poderia fazer bem feito no futuro.



Realizei o curso com desenvoltura e definitivamente minha área era e sempre seria Humanas.


Assim que terminei, com 21 anos então, fiz uma pós graduação em Programação Neurolinguística. Anos mais tarde começaram a aplicar a PNL em cursos rápidos, ministrados em módulos semanais  e chamados de Practioner ou Master em PNL.


Foi outra excelente escolha. Aprendi muito sobre o comportamento social e individual, além de também me conhecer e de me entender melhor. 
Também adquiri conhecimento e domínio de técnicas de persuasão e diversas ferramentas que viriam a me auxiliar ao longo da minha vida profissional.


Em paralelo a isso, minha paixão por cozinhar aumentava, e eu aprendia como podia.
Livros de receitas e programas de TV eram fonte de informação. Reuniões familiares, fontes de inspiração.


E eu não imaginava que podia e devia deixar minha carreira e trabalho para viver da Gastronomia.


Hoje o assunto é moda. Estão disponíveis diversos cursos universitários e também técnicos profissionalizantes, que no auge dos meus 18 anos, não existiam.


Mas a minha paixão é antiga e eu não desisti dela...


Alguns anos atrás fiz comida pra vender. E fez sucesso. Eu tinha clientes que falavam bem da minha comida para seus parentes a amigos, e as encomendas aumentavam muito a cada dia.


Fiquei empolgada. Minha cozinha era caseira e amadora, mas minha vontade era muito profissional. Só que eu não sabia disso!


Acabei trabalhando com comida o tempo que consegui fazer sozinha e encher o meu freezer doméstico... A demanda começou a ficar muito além da minha capacidade... Eu não sabia o que fazer... Era imatura.


Arrumei um emprego como supervisora de atendimento numa empresa. E deixei  a comida de lado


Há 2 anos retomei o sonho de trabalhar com o que realmente amo, e resolvi investir no assunto. Tenho feito diversos cursos na área de Gastronomia, e mergulhei pra valer...





Algumas das áreas a serem exploradas por mim e por quem sabe o que quer:


Panificação, sobremesas, confeitaria, cozinha brasileira e internacional, arte em frutas e legumes, enologia, chef de hotéis, alta gastronomia, cafés, cervejas e cozinha alternativa.





Pra quem gosta do assunto, tudo é fascinante... E a vontade é de aprender, aprender, aprender...


Treinar, servir, degustar e arrasar!!


E ainda existem as possibilidades de atuação nas diversas áreas, que são:

Chef de cozinha
Planejar e preparar cardápios sofisticados de acordo com o tipo de cozinha que comanda, seja ela internacional, seja ela nacional. Pode atuar em restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, cantinas escolares, bares e bufês.
Chef pâtissier
Especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados.
Personal chef
Atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.
Consultoria
Prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.
Segurança alimentar
Fazer vistorias em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.
Desenvolvimento de produtos
Criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada indústria.
Gestão do negócio
Administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.

Próximo passo, mão na massa!!!


Quem sabe, logo consigo montar junto com meu amor, o nosso bistrô. 



Uma casa pequena, onde  comandaremos a cozinha, o salão e abriremos as portas para servir um cardápio caseiro e sofisticado, usando todos os conceitos da alta gastronomia.
Nesse momento, o sonho estará realizado e o trabalho pesado vai começar!!!


Já estou feliz,  e isso me dá forças pra não desviar meu caminho dessa vez!!!




Ale Rossi









Nenhum comentário:

Postar um comentário